Orientações Trabalho de Complementação de Carga Horária

1. O TC poderá ser feito até o penúltimo semestre do seu curso, portanto no último período não será aceito pedidos de orientações de TC



2. Você poderá abrir o protocolo a qualquer tempo do calendário acadêmico, respeitando o limite de tempo estipulado no item 1.


3. Uma vez solicitada a orientação de TC e caso o mesmo não seja entregue você não terá direito a fazer uma nova solicitação de orientação para a mesma disciplina, portanto deverá cursá-la.


4. Para fazer o TC você deverá solicitar orientação do professor da COC abrindo um protocolo de ORIENTAÇÃO PARA TRABALHO COMPLEMENTAR em qualquer CAA (este protocolo não possui taxa).


5. Para entregar o TC você deverá abrir um protocolo de ENTREGA DE TRABALHO COMPLEMENTAR em qualquer CAA (este protocolo não possui taxa).


6. Você poderá solicitar apenas um protocolo de orientação para cada disciplina indicando o nome da mesma.


7. Confira se você assinou os seus pedidos de orientação e entrega de TC, pois a COC não aceitará pedidos sem assinatura.


8. A orientação para a realização do TC é de responsabilidade dos professores da COC, eles irão estipular o tema e prazo para entrega do mesmo.


9. Caso seja constatado que o TC é copia da internet, o mesmo será indeferido e você não terá direito a nenhum tipo de recurso.


10. O professor se achar necessário poderá solicitar a você que refaça o TC e lhe concederá um novo prazo para entrega do mesmo.

11. Você deverá entregar o TC no prazo estipulado pelo professor, caso contrário seu TC será indeferido não cabendo nenhum tipo de recurso.

12. Se o TC foi entregue dentro do prazo estipulado, o professor da COC irá corrigir o TC e caso seja deferido a dispensa será lançada em seguida.


13. Você tem a obrigação de acompanhar as orientações para a realização do TC no seu acesso de aluno no site da UNA através do nº do protocolo.


14. Você deverá entregar o TC dentro das normas da ABNT, caso contrário o mesmo será indeferido não cabendo nenhum tipo de recurso.

15. A disciplina ao qual foi solicitado o TC será considerada como uma pendência acadêmica até que sua dispensa seja lançada, portanto ela irá barrar a mudança de período/ciclo de acordo com as normas de matrícula


16. A administração de quando irá fazer os TC é de sua responsabilidade, respeitando o limite estipulado no item 1, portanto você arcará com as conseqüências da não mudança de período/ciclo por causa de pendências acadêmicas.


17. Caso possua alguma dúvida de quais as disciplinas é necessária a realização do TC, deverá ser enviado um e-mail para adrianac@una.br solicitando uma cópia da grade analisada.

18. Caso você tenha dúvida quanto a orientação para a realização do TC, deverá enviar um e-mail para o professor orientador (o e-mail dele consta na orientação do TC).