PROGRAMA DE NIVELAMENTO UNA -2011.1



ORIENTAÇÕES GERAIS

1. O que é o Programa de Nivelamento?

Caracteriza-se por ser uma atividade complementar obrigatória, a qual está inserida na grade curricular dos cursos da Una, ou seja, a carga horária total do curso contempla o Nivelamento. O objetivo deste programa é desenvolver nos alunos ingressantes, as habilidades básicas de raciocínio e interpretação de textos. O conteúdo é dividido em duas linhas de raciocínio, Matemática (Numeramento) e Língua Portuguesa (Letramento Linguístico).

2. O Nivelamento é voltado para quais alunos da Una?

Os alunos ingressantes (Vestibular, Obtenção de Novo Título, Transferência, Destrancamento, Retorno e ProUni) nos cursos de Graduação -Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia deverão iniciar os estudos autônomos do Nivelamento, como atividade obrigatória. Sendo a matrícula feita automaticamente no programa de Nivelamento.

3. Como funciona o Programa de Nivelamento?

As aulas foram criadas a partir de um conceito de auto-aprendizagem que proporcionam o desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), não exigindo a necessidade de um apoio ao conteúdo.

A leitura das aulas de Matemática e Língua Portuguesa dá embasamento para a realização das atividades correspondentes, compostas por questões de múltipla escolha. Para cada atividade proposta, é permitida a realização de 3 tentativas, com o intuito de aumentar o aproveitamento. A tentativa de maior desempenho, em cada atividade, será utilizada no resultado final.

4. Qual o percentual mínimo para habilitação e conclusão do Nivelamento?

A obtenção de 70% de aproveitamento no total das atividades de Numeramento (Matemática) e 70% de aproveitamento no total das atividades de Letramento (Língua Portuguesa) confere ao aluno a habilitação nas duas linhas de raciocínio do Nivelamento.

5. Como os alunos acessam o ambiente?

Através do endereço http://ead.una.br, o aluno terá acesso ao conteúdo (aulas e atividades) do Nivelamento. Para isso, o aluno deverá informar seu RA no campo Usuário,e no campo Senha informar somente os números da data de nascimento com 6 dígitos (DD MM AA), conforme exemplo abaixo:



6. O aluno pode se formar sem cursar o Programa de Nivelamento?

Não. O Nivelamento é uma atividade obrigatória prevista na matriz curricular do curso assim, para a obtenção do diploma de graduação, o aluno deverá cumprir toda a carga horária prevista em sua grade curricular. Dessa forma, a habilitação nas duas linhas de raciocínio do Nivelamento é parte integrante do processo de formação acadêmica do aluno.

7. Como é feita a matrícula dos alunos veteranos no Nivelamento, alunos que ingressaram na Instituição em semestres anteriores a 2011.1? Os alunos veteranos que não acessaram ou não alcançaram um aproveitamento igual

ou superior a 70% deverão solicitar a rematrícula no programa até o dia 14/05/2011, no Centro de Atendimento ao Aluno (CAA) ou através do Sistema Online (SOL), via Internet, e pagar uma taxa por cada linha de raciocínio.

A não realização do Nivelamento no semestre de ingresso na Instituição causará custos adicionais ao aluno que serão cobrados no boleto de mensalidade, não o desobrigando de concluir o programa.

8. Se o aluno não atingir o percentual de aproveitamento e for considerado “reprovado”, ele perderá qualquer tipo de bolsa, como a do Pró-UNI?

Não, a reprovação do aluno no programa do Nivelamento não irá impactar sobre as bolsas, descontos, financiamentos ou sobre o Pró-UNI.

9. Quais os procedimentos para a dispensa do Programa de Nivelamento?

O aluno deverá apresentar no CAA do seu campus, o comprovante de realização de disciplinas de graduação em outras Instituições de Ensino Superior, na área de conhecimento do Nivelamento (letramento e/ou numeramento). As disciplinas deverão atender aos conteúdos e à carga horária do Programa de Nivelamento da Una e que não tenham sido aproveitadas para dispensa de disciplina.

Os alunos que tiverem dúvidas sobre a necessidade, a respeito da realização do Nivelamento deverão entrar em contato com o Centro de Atendimento ao Aluno (CAA) para análise de sua grade curricular.

10. O aluno poderá se matricular quantas vezes, em um único semestre, no Nivelamento? Ficará condicionado somente a uma matrícula por semestre letivo, independentemente

se este aluno é calouro ou veterano na Instituição.

11. Assim que o aluno terminar o Nivelamento, o que ele deverá fazer?

Não há a necessidade de quaisquer ações por parte do aluno, basta que este alcance

o aproveitamento mínimo de 70% em cada linha de raciocínio do Nivelamento. O ambiente virtual estará disponível para acesso por todo o semestre letivo, independentemente se o aluno concluiu ou não as atividades do programa.

12. Como o aluno poderá acompanhar seu aproveitamento no Nivelamento?

Em cada atividade, o AVA disponibilizará o desempenho do aluno obtido em cada tentativa (ícone Notas). Assim que o aluno obtiver o aproveitamento mínimo de 70% em cada linha de raciocínio do Nivelamento, estará disponível no SOL do Aluno (Vida Acadêmica – Notas/Faltas) seu resultado.

Por se tratar de uma atividade complementar, o SOL do aluno não indicará o aproveitamento total do aluno, contudo será disponibilizada a expressão “HABILITADO”, para todos os alunos que alcançarem 70% em cada linha de raciocínio.

13. Quais os prazos para realização das atividades do Nivelamento no semestre de 2011.1?

O Nivelamento ocorre durante o Calendário Acadêmico da Una, sendo assim o prazo para a conclusão das atividades ocorre a partir do dia 14 de fevereiro, com data limite até 14 de julho. Não existe a possibilidade de postergação deste prazo.

14. Haverá algum apoio aos alunos?

O aluno contará com uma infra-estrutura integrada de atendimento, disposta abaixo: