Todos sabemos que o mais tradicional símbolo da profissão farmacêutica é a taça com a cobra nela enrolada.
Mas, o que significa isso e de onde vem este símbolo?
Este símbolo é a taça de Higéia.
Na mitologia grega Hígia era a filha de Esculápio.Era a deusa da saúde, limpeza (daí a raiz da palavra higiene) e da sanitariedade, e exercia uma importante parte no culto do pai. Enquanto seu pai era mais associado diretamente com a cura, ela era associada com a prevenção da doença e a continuação da boa saúde. Posteriormente, como Esculápio foi vinculado à medicina e então, Hygéia foi vinculada à farmácia.
A taça Higéia representa atualmente a moderna farmácia. E assim era para ser: diferentemente de outros deuses gregos, Higéia não era aversa ao trabalho, mas era cuidadosa e cooperava em fazê-lo com perfeição.
O símbolo é composto por duas partes: a cobra e a taça.
A cobra é denominada Serpente de Epidauro, um dos templos dedicado a Esculápio. Para as sociedades ocidentais e do oriente médio, a serpente simboliza a sabedoria, a imortalidade e a cura.
A taça é uma variante do símbolo da serpente, significando a cura por meio daquilo que se ingere, ou seja, pelos medicamentos.
Em outras postagens, vamos falar de outros símbolos da profissão farmacêutica. Por enquanto, fique com as imagens da taça de Hygéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário