Situação 1: aluno regular
É considerado regular o aluno que não tem nenhuma pendência acadêmica, financeira ou com a biblioteca. Se você se enquadra nessa situação, não se preocupe: sua rematrícula será automática e acontecerá entre os dias 18 e 25 de janeiro. A confirmação acontecerá a partir do dia 26 de janeiro.
Situação 2: aluno regular com até 2 pendências acadêmicas
Se você tiver até duas pendências acadêmicas e não apresentar nenhuma pendência financeira ou com a biblioteca, também terá sua rematrícula automática nas disciplinas do próximo semestre, sendo realizada entre os dias 18 e 25 de janeiro e confirmada a partir do dia 26 de janeiro.
No entanto, caso você queira se matricular para uma ou para as duas disciplinas que estão pendentes, deverá acessar o sistema e fazer essa solicitação entre os dias 18 e 25 de janeiro.
Acesse Serviços ao Aluno > Matrícula > Matrícula On-Line > Iniciar Matrícula, preencha os campos do cadastro, escolha a disciplina pendente que você pretende cursar e confirme sua rematrícula nessas disciplinas.
Caso tenha alguma dúvida acesse Serviços ao Aluno > Solicitações On-Line > Nova Solicitação > Matrícula – Dúvida e abra um protocolo solicitando esclarecimento da sua dúvida.
No prazo máximo de cinco dias úteis você receberá retorno indicando o que foi deferido / indeferido e como você deverá proceder para regularizar sua situação. Para visualizar essa resposta no Sistema On line é só clicar em Status, na tela da solicitação.
Você deverá acompanhar no site, a partir do dia 26 de janeiro, se a rematrícula nessa(s) disciplina(s) foi(foram) efetivada(s).
Para isso entre no Acesso Restrito e clique no seguinte link: Aluno > Matrícula > Matrícula On-Line > Resultado.
Situação 3: aluno irregular
Se você está em situação irregular (com mais de duas pendências acadêmicas OU com pendências financeiras OU com pendências com a biblioteca), você deverá seguir os seguintes passos para realizar sua matrícula:
1º Passo
Se você tem apenas pendência acadêmica siga para o 2º Passo.
Se você tiver com pendência financeira somente no boleto com vencimento no dia 7 de janeiro, você deverá pegar 2ª via no site (Acesso Restrito > Situação Financeira > Títulos do Contrato > Instruções para a impressão do boleto) e quitá-lo no banco da emissão do boleto, pagando o valor total mais os juros correspondentes ao atraso. Somente 3 dias úteis após o pagamento do boleto você poderá fazer sua rematrícula (esse prazo é necessário para que o pagamento seja computado).
Se tiver outras pendências financeiras você poderá recorrer ao Acordo on-line, simulando o débito e realizando o pagamento com cartão de crédito pelo Acesso Restrito. Existem também outras formas de pagamento. Para conhecê-las você deverá dirigir-se à Tesouraria – Rua Aimorés, 1.451, Lourdes - entre os dias 22 de novembro a 23 de dezembro de 2010 e 03 a 13 de janeiro de 2011, das 9h às 18h. Após a quitação dos débitos, você deverá seguir para o 2º Passo.
2º Passo
Acesse o site www.una.br no período de 18 a 25 de janeiro, entre no Acesso Restrito e clique nos seguintes links: Serviços ao Aluno > Matrícula > Matrícula On-Line > Iniciar Matrícula.
Você deverá entrar no sistema para confirmar seus dados, montar o seu horário e confirmar a rematrícula.
3º Passo
Você deverá acompanhar no site, a partir do dia 26 de janeiro, se a rematrícula foi efetivada. Para isso entre no Acesso Restrito e clique nos seguintes links: Aluno > Matrícula > Matrícula On-Line > Resultado.
Os alunos que realizarem a rematrícula após o dia 26 de janeiro poderão consultar o resultado no dia seguinte à solicitação de rematricula, sendo que a ordem de prioridade para a efetivação da rematrícula se dará observando os seguintes critérios:
1º - regularidade acadêmica
2º - turno do aluno
3º - ordem de solicitação
A reserva de vaga(s) solicitada(s) está associada aos critérios acima e ao limite de vagas na(s) disciplina(s).
Confirmada a rematrícula, imprima seu horário na opção Serviço ao Aluno > Horários > Horários Confirmados.
Informações importantes:
1) Os horários de aula da grade curricular, referentes ao 1º semestre de 2011, podem ser visualizados por turno e período no link: Serviço ao Aluno > Vida Acadêmica > Horários > Por Grade Curricular.
2) Ao se inscrever o aluno deverá observar a seqüência da estrutura curricular, incluindo as disciplinas de semestres anteriores não cursadas ou cursadas sem aprovação e obedecer à seqüência correta dos módulos do seu curso. Somente serão liberadas para matricula as disciplinas que já deveriam ter sido cursadas e as do módulo em oferta. O aluno deverá se matricular no bloco de disciplinas ofertadas para o seu módulo, não lhe sendo permitido quebrar o módulo e nem adiantar disciplinas de módulos subseqüentes. O aluno poderá incluir as disciplinas pendentes que deseja cursar em outro curso ou turno.
3) Caso o aluno tenha alguma dificuldade no processo de rematrícula, poderá acessar Serviços ao Aluno > Solicitações On-Line > Nova Solicitação > Matrícula – Dúvida e abrir um protocolo solicitando esclarecimento da sua dúvida. Atenção: você só conseguirá abrir um novo protocolo após ter sua solicitação anterior respondida.
4) Caso desista da vaga ou queira acrescentar ou alterar disciplina, independentemente do turno, o aluno deve retornar à tela de matrícula on-line e realizar a alteração, que ficará condicionada à existência de vaga, de acordo com os critérios estabelecidos. No dia seguinte, poderá acompanhar o resultado da alteração, em Serviços ao Aluno > Matrícula > Matrícula On-Line > Resultado. O aluno poderá realizar as alterações até o dia 31de janeiro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário