Uma parceria entre a Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais- Regional Minas (Anfarmag-MG), o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) e apoio do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais- SINFARMIG dará início a uma campanha em todo o Estado de Minas Gerais para orientar a população com informações sobre o uso correto do medicamento prescrito na receita médica tais como informações básicas sobre o horário e a maneira como o medicamento deve ser ingerido.
Na capital mineira, o lançamento para a população acontecerá,no sábado, dia 28 de agosto, entre 9h30 às 11h30, na Praça Sete, Centro, com distribuição de cartilhas que trazem recomendações indispensáveis à proteção e recuperação da saúde do consumidor.
A mesma ação acontecerá, simultaneamente, nas cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Varginha.
A Campanha “Assistência Farmacêutica em Prol da Sua Saúde” vai até dezembro de 2010 e é uma iniciativa das farmácias de manipulação do Estado de Minas Gerais com o apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MG).
O principal objetivo desta ação é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, já que a Assistência Farmacêutica é um serviço diferenciado e gratuito oferecido pelas farmácias de manipulação ao consumidor.
A Campanha visa mobilizar jovens, adultos e idosos, além de universitários de cursos de Farmácia de diversas faculdades da capital e cidades do interior.
Nas faculdades, as palestras serão ministradas a partir de setembro de 2010 por farmacêuticos da manipulação ligados a diretoria da Anfarmag-MG.
Faculdades interessadas em abraçar a campanha poderão entrar em contato com a secretaria da Anfarmag-MG, Regional Minas pelo telefone: (31) 25556875 ou pelo e-mail: regional.mg@anfarmag.org.br
Segundo a presidente da Anfarmag-MG, farmacêutica Soraia Moura é dever do consumidor exigir sempre a assistência farmacêutica.
Por meio da assistência farmacêutica, o consumidor poderá tirar as suas dúvidas sobre o uso correto do medicamento. “Ao receber uma receita médica, o farmacêutico verifica se não há códigos, siglas ou palavras ilegíveis, visando orientar o consumidor sobre o que foi prescrito.”
Soraia explica que no ato da dispensação do medicamento, orientações básicas sobre o horário e maneira como o medicamento deve ser ingerido também são passadas ao consumidor. “ A assistência farmacêutica é muito ampla, envolvendo diversas atividades, e só pode ser exercida pelo farmacêutico. Ao prestar esse serviço, os farmacêuticos da manipulação demonstram o interesse pela saúde da sociedade.”
Para o presidente em exercício do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MG), Luciano Rena, “a Campanha é de grande importância para a população, pois com a orientação do farmacêutico, profissional por excelência e formação que entende de medicamento, ela poderá esclarecer suas dúvidas em relação ao que lhe foi prescrito e saber que os serviços farmacêuticos é um direito seu, como consumidor. A campanha também resgata as farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, colocando o farmacêutico a serviço e disposição da população”.
Recomendações importantes ao consumidor:
-Nunca utilize um medicamento com data de validade vencida;
-Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças e animais domésticos;
-Consulte seu médico antes de repetir o tratamento;
-Nunca altere a posologia (como tomar o medicamento:quantidade, horário, etc);
-Se reações adversas, sintomas inesperados ou gravidez ocorrerem, entre imediatamente em contato com o seu médico e farmacêutico;
-Não dê o seu medicamento para outra pessoa. Lembre-se de que você é único e a receita foi feita exclusivamente para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário